Weiss Architecture Studio

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae lorem.

Golden Grass Incorporadora

Dicas Já pensou em ter uma horta em casa? Saiba como cultivar
Passo a passo simples: Veja como é fácil cultivar uma horta em casa

Já imaginou ter o privilégio de colher os alimentos fresquinhos e orgânicos como tomate, coentro ou salsa? Cultivar uma horta em casa também é sinônimo de saúde, já que você garante alimentos totalmente livres de agrotóxicos. Além disso, é um excelente hobby, principalmente para quem adora ter um contato mais íntimo com a natureza e todos os processos da alimentação.

As hortas caseiras são uma tendência há alguns anos e já se tornaram bastante comuns em diversos lugares do país, seja em grandes centros urbanos, ou em lares mais afastados das metrópoles. Para as residências que possuem crianças, a experiência é ainda mais interessante, já que elas podem conhecer de pertinho o processo de produção dos alimentos, desde o seu plantio até a colheita e o preparo.

Diferentemente do que alguns pensam, cultivar uma horta em casa não é complicado. Basta apenas dedicar um tempo a cuidados com irrigação e adubagem, observando a saúde das plantas e atentando-se para as necessidades de cada espécie. Dessa forma, será possível obter alimentos de qualidade que irão transformar a mesa da sua família.

1. Espaço

Um local pequeno ou a falta de espaço não é desculpa para não ter a própria hortinha. Isso porque jardineiras, vasos de barro e até mesmo potes reaproveitáveis podem ser utilizados no cultivo. Além disso, o mercado oferece vasos autoirrigáveis, que trazem mais conforto e praticidade para quem não tem muito tempo para regar a horta. Nesse caso, a dica é que você escolha compartimentos que tenham furos na base para facilitar o escoamento da água e evitar o apodrecimento das raízes.

2. Luz natural

Esse é um ponto bastante importante para quem quer montar uma horta em casa, já que grande parte das hortaliças precisam de bastante iluminação para se desenvolverem. No entanto, ainda que você não tenha espaço ao ar livre ou uma varanda, isso não impede que comece a plantar.

Para isso, você deve escolher um local onde bata sol em determinados horários do dia. Esse local pode ser um quintal ou um parapeito de janela, por exemplo. O importante é que seja um local onde você sempre possa ver a horta e verificar a saúde das suas plantas.

3. O que plantar

Para você que ainda está iniciando e ainda está aprendendo as técnicas de plantio, o essencial é começar com plantas de fácil cultivo, como os temperos. Manjericão, alecrim, sálvia, capim-limão, orégano e tomilho são ótimas opções para isso.  

Nesse caso, você deve irrigar as plantas todos os dias. Assim, o solo sempre estará úmido e as folhas poderão ser colhidas em aproximadamente dois meses.

Outra dica é ter uma terra bem adubada e com uma boa quantidade de matéria orgânica. A terra deve ser solta e jamais argilosa ou arenosa. Assim, as plantas deverão nascer bonitas e irão se desenvolver.

Já pensou em viver mais próximo da natureza?

Uma excelente opção para quem quer experimentar uma vida no campo, com maior contato com a natureza, é o projeto Casa Tropical. Localizado na Fazenda Boa Vista, no interior de São Paulo, possui casas de madeira e já está em fase de acabamento da obra.

O empreendimento foi arquitetado por Caiubi e Felipe Putz, da TTera Construções Especiais. Disponível para venda, a área do terreno conta com 3.300 m², sendo 1.100 m² de área construída.

Para quem gosta de rusticidade e de um ambiente caloroso, as casas de madeira são uma ótima aposta. Elas são perfeitas para ambientes como o campo, sendo ótimos isolantes térmicos, mantendo a casa em uma temperatura neutra, nem tão quente no verão e nem tão fria no inverno. Além disso, as casas de madeira possuem uma estética diferenciada, com um charme intenso e acolhedor, aliada à grande durabilidade da construção, que pode atravessar séculos.

Não são poucas as vantagens de viver na Fazenda Boa Vista, que vão desde as características mais tradicionais da vida no campo até as possibilidades únicas que você só vai encontrar lá.

Já pensou, por exemplo, em trocar os barulhos de carros, buzinas e gritarias, pelos sons dos pássaros e das galinhas na hora de acordar? E que tal substituir o cheiro da poluição pelo ar puro da natureza? Muito bom, né? Agora imagine tudo isso junto e você acordando cedinho para ver o sol nascer… Parece um sonho, e você pode viver nele!

E o que falar da segurança? Bom demais poder sair de casa sem ter limitação de espaço, tempo e a tranquilidade de não correr nenhum risco, não é mesmo?

Tem também a alimentação, que é muito mais saudável. Além de poder experimentar a culinária caprichada e original do campo, a fazenda ainda conta com uma horta comunitária, que foi pensada para o ensino e cultivo de alimentos pelos próprios moradores.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre mercado imobiliário e estilo de vida.

Comente

E-MAIL
clique aqui